sábado, 9 de novembro de 2019

Astronomia: O movimento do planeta Terra ao longo do ano e as estações

Para compreender a mudança de estações do ano e o período diário de iluminação do Sol é preciso entender a movimentação do planeta.

Há 4 pontos na órbita do planeta Terra que são fenômenos astronômicos: 2 Solstícios e 2 Equinócios.

O solstício de inverno é um fenômeno astronômico que marca o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho no hemisfério sul e 22 de dezembro no hemisfério norte.

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do sol é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.



Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.



Solstício de Dezembro

A figura ao abaixo mostra a iluminação da Terra pelo Sol durante o Solstício de dezembro (solstício do hemisfério Sul), com relação ao eixo de rotação.

É a passagem da estação da primavera para o verão no hemisfério Sul e do outono para inverno no hemisfério Norte. Os raios de Sol incidem perpendicularmente no Trópico de Capricórnio.

Em toda a região que vai do Círculo Polar Antártico até o pólo Sul o Sol fica acima do horizonte durante as 24 horas do Solstício. Igualmente o Sol fica abaixo do Horizonte em toda região do Círculo polar Ártico até o pólo Norte.
Solstício de junho (Norte)



A figura abaixo mostra a iluminação da Terra pelo Sol durante o Solstício de junho (Solstício do hemisfério Norte).

É a passagem da estação da primavera para o verão no hemisfério Norte e do outono para inverno no hemisfério Sul. Os raios de Sol incidem perpendicularmente no trópico de Câncer.

Em toda a região que vai do Círculo Polar Ártico até o pólo Norte o Sol fica acima do horizonte durante as 24 horas do Solstício. Igualmente o Sol fica abaixo do Horizonte em toda região do Círculo polar Antártico até o pólo Sul.




Na versão para impressão está o folheto explicando a órbita e a passagem das estações.