Há 4 pontos na órbita do planeta Terra que são fenômenos astronômicos: 2 Solstícios e 2 Equinócios.
O solstício de inverno é um fenômeno astronômico que marca o início do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho no hemisfério sul e 22 de dezembro no hemisfério norte.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do sol é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.
A figura ao abaixo mostra a iluminação da Terra pelo Sol durante o Solstício de dezembro (solstício do hemisfério Sul), com relação ao eixo de rotação.
É a passagem da estação da primavera para o verão no hemisfério Sul e do outono para inverno no hemisfério Norte. Os raios de Sol incidem perpendicularmente no Trópico de Capricórnio.
Em toda a região que vai do Círculo Polar Antártico até o pólo Sul o Sol fica acima do horizonte durante as 24 horas do Solstício. Igualmente o Sol fica abaixo do Horizonte em toda região do Círculo polar Ártico até o pólo Norte.
Solstício de junho (Norte)
A figura abaixo mostra a iluminação da Terra pelo Sol durante o Solstício de junho (Solstício do hemisfério Norte).
É a passagem da estação da primavera para o verão no hemisfério Norte e do outono para inverno no hemisfério Sul. Os raios de Sol incidem perpendicularmente no trópico de Câncer.
Em toda a região que vai do Círculo Polar Ártico até o pólo Norte o Sol fica acima do horizonte durante as 24 horas do Solstício. Igualmente o Sol fica abaixo do Horizonte em toda região do Círculo polar Antártico até o pólo Sul.
Na versão para impressão está o folheto explicando a órbita e a passagem das estações.
espetacular!!!!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirConteúdo bem elaborado. Parabéns.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÓtima didática! Mesmo já conhecendo, é sempre prazeroso rever esses conhecimentos!
ResponderExcluirMaravilha. Parabéns
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirÓtimo , professor! Licença para compartilhar.
ResponderExcluirObrigado! Por favor, divulgue.
ExcluirNa primeira imagem, o que está formando o ângulo de 23,5 graus? Pergunto isto olhando somente para a imagem.
ResponderExcluirO plano da órbita.
ExcluirDesenho mostra isto como? O ângulo, no desenho, está mostrado como se fosse o ângulo entre a linha dos solstícios e a linha dos equinócios!
ExcluirMuito bom professor.
ResponderExcluirSou professora de geografia gostei demais da forma como foi apresentado o ângulo da Terra em relação ao plano imaginário, fica bem mais fácil de compreender (por parte dos alunos que sempre tem dificuldades em visualizar esse tipo de imagem). Vou compartilhar e salvar para dar aulas, com as devidas referências, é claro! Obrigada por compartilha conosco.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, professor! Se posso deixar uma opinião, tente fazer um canal de YouTube explicando. Vc terá mais destaque ainda! Forte abraço!
ResponderExcluirExcelente texto. Estou certo de que o escopo principal é o entendimento das estações do ano, mas como está falando de movimento ao redor do sol deveria se aproveitar o esquema nº2 para inclusão dos conceitos de "movimento eliptico", "periélio" e "afélio". Sabendo que o grau de elipse real da orbita é pífio e embora seja uma informação pertinente, reconheço que um excesso poderia confundir as ideias dentro do escopo do tema. Considerando então a omissão como proposital e que didaticamente pode facilitar por um lado, alguém poderia ver a ideia de omitir informações básicas como uma incorreção. Poderia me dar sua opinião em relação a esse ponto do seu método? Pessoalmente não aprecio esse tipo de omissão a não ser que seja uma informação especificamente para uma faixa etária mais baixa o que não deveria ser o objetivo na internet.
ResponderExcluirÓtimo conteúdo, parabéns vou indicar para amigos
ResponderExcluirNossa,esse cara manja demais.Já sei onde estudarei depois das aulas de física.
ResponderExcluirUma coisa estranha é que este professor parece o meu de física kkkk,muito suspeito.
Preciso urgente de uma bateria estacionária, obrigada pelas informações!!
ResponderExcluir