A Física é uma Ciência que serve de base à quase todas as outras Ciências, principalmente a Química e a Biologia, e muitos campos do conhecimento. Entender o que a Física estuda, como são feitas as pesquisas nessa área e o seu campo de aplicação é fundamental para aprender e aplicar a Física no dia-a-dia.
Consultando o significado da palavra "Física" no dicionário, a principal definição (que é a mais comum nos livros de Física) é:
Física é a Ciência que estuda os fenômenos da Natureza.
A palavra "Física" tem origem na palavra grega PHYSIS. Era entendida como a realidade primária, originária e fundamental das coisas e dos seres, em oposição àquilo que é secundário, derivado e transitório.
A palavra "Natureza" tem origem na palavra latina NATURA, futuro do verbo NASCI, em latim, que significa "nascimento". Inicialmente, natureza significava “nascimento”, depois passou a significar a parte do mundo não dependente do humano, mas também as qualidades e características inerentes a alguma coisa, inclusive o próprio humano.
Observe que a palavra PHYSIS têm um sentido de "origem", "harmonia"; enquanto a palavra NATURA tem um sentido de "criação". Dizer simplesmente que "Física é a Ciência que estuda os fenômenos da Natureza" deixa de fora um sentido importante: no estudo da PHYSIS estava incluído o estudo da PSIQUÉ, que significa "sopro", "mente" ou "espírito" em grego.
A antiga PHYSIS grega estudava o mundo e o humano em sua totalidade, enquanto a Física, definida simplesmente como a Ciência que estuda a natureza e onde assumimos o significado de "natureza" como apenas a parte do mundo que não depende do humano, estuda apenas os fenômenos da matéria.
É importante compreender que o estudo da Física não se limita ao estudo dos fenômenos naturais, ao estudo dos fenômenos da matéria. O estudo da Física inclui temas de outras disciplinas e principalmente o estudo da Tecnologia, da Filosofia, da História e das Ciências Sociais, além da Matemática, que é a linguagem usada para expressar os conceitos e teorias da Física.
As descobertas científicas são uma construção coletiva, raramente feita por uma só pessoa isolada, são situadas num contexto histórico e invariavelmente possuem finalidades tecnológicas. Uma completa compreensão da Física e de seu desenvolvimento depende de analisar criticamente estes aspectos.Assim como todo o Conhecimento, o conhecimento da Física é uma produção humana, não simplesmente da natureza. A Ciência, como um todo, trabalha arduamente para extrair o conhecimento dos fenômenos naturais. Este conhecimento não vem simplesmente através de "descobertas". O poeta inglês William Blake expressa esta condição à que a natureza está sujeita:
Onde não está o homem é estéril a natureza.